Meditação Lc 15, 1-3, 11-32

Leitura do Santo Evangelho segundo São Lucas 15,1-3.11-32

 Os fariseus e os escribas… murmuravam: “Este homem acolhe os pecadores e come com eles”…Jesus contou-lhes esta parábola… “Um homem tinha dois filhos. O Filho mais novo disse ao pai: ´Pai, dá-me a parte da herança que me cabe´… Quando… ele começou a passar necessidade… disse: “…Vou voltar para meu pai…´ Quando …seu pai o avistou foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos. O filho, então, lhe disse: ´Pai, pequei contra Deus e contra ti…´ Mas o pai disse aos empregados: ´…Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu filho… estava perdido e foi encontrado´… O filho mais velho… com raiva … respondeu ao pai: ´…quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens… matas para ele o novilho gordo´. Então o pai lhe disse: ´Filho… era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado”. 

  Meditação

 

Santo Agostinho escreve: «É o próprio Verbo que te grita para voltar; o lugar da calma imperturbável é onde o amor não conhece abandono» (Confissões, IV, 11.16). (…)

Queridos amigos, como não abrir o nosso coração para a certeza de que, mesmo sendo pecadores, somos amados por Deus? Ele nunca se cansa de vir ao nosso encontro, percorre sempre em primeiro lugar a estrada que nos separa d’Ele. (…)

O arrependimento é a medida da fé e graças a ele voltamos à verdade. O apóstolo Paulo escreve: «Alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, sem ter fé ainda» (1 Tm 1, 13). Voltando à parábola do filho que regressa «à casa», notamos que quando aparece o filho mais velho indignado pelo acolhimento festivo reservado ao irmão, é sempre o pai que lhe vai ao encontro e sai para o suplicar: «Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu» (Lc 15, 31). Só a fé pode transformar o egoísmo em alegria e reatar justas relações com o próximo e com Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s