Como é ser um jovem católico?

                                          Por:  Seminarista Jerffeson Adelino Gomes, Diocese de Caruaru – PE

 A juventude que ama a Cristo.

 

Entende-se por católico, aquela pessoa que aderiu à religião Católica para o seguimento a Jesus Cristo. Ser católico não é só dizer que é, mas seguir com amor o que Ela – A Igreja – nos apresenta e nos propõe para um seguimento fiel a Jesus Cristo. Deve-se escutar sempre a Palavra de Deus e praticá-la, observar os mandamentos de Deus e da Igreja, servir e amar os irmãos, participar das pastorais e movimentos, celebrar os Sacramentos, especialmente a Eucaristia, Ápice da Vida da Igreja.

Ser católico não é fácil, menos ainda nos tempos modiernos. As críticas à Igreja e à Doutrina Católica são bastante, o protestantismo aumenta a cada dia, os fieis cada vez mais dispersados no mundo. Se para os mais experientes é difícil, quanto mais para um jovem, que sempre está em mudança, com sua garra e disposição, agitado, sempre em discernimento. Como ser um jovem católico ativo na Igreja?

Muitos têm uma pequena concepção que “a Igreja é pra gente velho”, mas não ver que hoje a maioria dos padres são jovens e que têm muitos jovens ativos na comunidade e são felizes por isso. A Igreja é rica em movimentos e pastorais, ou seja, em ministérios e  vem investindo muito em como evangelizar a juventude. Hoje existe a PJ (pastoral da juventude), o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), vários encontros para jovens, como, por exemplo o DNJ (Dia Nacional da Juventude),  a Catequese, especialmente da Crisma, que são jovens os catequistas. A Igreja está aberta para a novas comunidades de vida e aliança e aos novos carismas.Hoje muitos jovens são participantes da Renovação Carismática Católica, que vem sendo uma grande ajuda na evangelização da juventude.

O jovem tem muitas opções para ser um católico fiel e ativo, basta ser incentivado, querer e ter responsabilidade. Ser um jovem católico nos proporciona novas conquistas, amizades, um bom relacionamento com o próximo e um grande amigo: DEUS. O jovem é bem querido na Igreja e é o futuro desta mesma Igreja. Por isso vamos aderir com amor a proposta da Igreja em seus ministérios diversos e servir a Deus na observância da Palavra, Eucaristia, Caridade e anunciar o Cristo, que é Caminho, Verdade e Vida.

Juventude que grita: NÃO AO ABORTO. SIM A VIDA!

Anúncios

15 comentários sobre “Como é ser um jovem católico?

  1. Seminarista Paulo Marcos disse:

    Olá meu caro, graça e paz! gostei do texo a cima, parabens, o texto tem uma linguagem simples ,bem a propriado a ser usado no meio de pessoas simples. um abraço!

    1. ppsneto disse:

      Muito obrigado por ter comentado o meu blog! Quando puder, manda contribuições. Ficarei muito feliz!

      Deus nos abençoe!

      Perdão, por responder só agora!

  2. Junior disse:

    Muito lindo o q vc postou continue assim espalhando que ser catolico nao é um bicho de sete cabeças e sim um felicidade de termos um Pai que nos ama que é JESUS CRISTO

  3. Antonio DIONIZIO disse:

    Estava buscando subsídios, tambem na net e achei este texto, pois no próximo final de semana vou fazer uma palestra em um retiro para jovens e achei maravilhoso todos os pontos abordados. Parabéns e obrigado, me ajudou imensamente.
    Paz de Jesus e o amor de Maria à todos.

  4. cleiver gonçalves matos disse:

    gostei do texto!!!!! gente do precizando de alguma coissa que levande a minha FÈ a qui a minha paroquia as coisas é muito devagra!!!!!!!!!!!!!

  5. Pe. Luiz Henrique disse:

    Sinto falta dessa mensagem. Encoraja o jovem a assumir o seu papel na Igreja. Nossa Igreja é inspiração de Deus. Força jovens, Deus nos chama!!!

  6. Matheus Henrique disse:

    Olá tudo bem?
    Seu texto me ajudou muito pois esse e um tema abordado na crisma e ele me ajudou a falar para os crismandos sobre ser joven na igreja catolica tenho 15 anos e sou catequista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s