A Bíblia condena imagens?

Depende do contexto!

Se folhearmos a Bíblia, encontraremos várias passagens onde as imagens são condenadas. Por ex.: Ex 20,4-5; Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7; 115,8…

Estaria, portanto, a Igreja Católica errada ao permitir a colocação e o uso de imagens em seus templos e nas casas dos fiéis?

Ora, a Igreja Católica é a única Igreja que possui ligação direta com os tempos apostólicos; ela também ficou responsável pela guarda do depósito da fé, em especial das Sagradas Escrituras. Certamente, se quisesse mesmo agir contra a Palavra de Deus, adulteraria a Bíblia nessas passagens que condenam as imagens. O livro da Sabedoria – não reconhecido como Inspirado pelos protestantes, mas apenas pelos cristãos católicos e ortodoxos – condena, como nenhum outro livro do Antigo Testamento, a idolatria (cf. Sb 13-15). Não seria mais fácil para ela fazer como os protestantes e repudiar o citado livro?

E por que não o fez? Simplesmente porque a Bíblia deve ser lida dentro de seu contexto e de forma completamente imparcial!

Dessa forma, perceberemos que a própria Bíblia também defende o uso de imagens! Veja-se, por exemplo: Ex 25,17-22; 37,7-9; 40,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7.10-14; 5,8; 1Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sb 16,5-8; Ez 41,17-21; Hb 9,5…

Como compreender essa curiosa “contradição”, já que o texto do Êxodo parece ser tão contundente:

“Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem embaixo, na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra” (Ex 20,4)

Fácil… Observando sempre os critérios de contexto e imparcialidade, devemos saber quando e em quais casos as imagens são proibidas ou aceitas.

Analisemos, primeiro, o mandamento acima, repetido novamente em Dt 5,8 fala explicitamente de ídolo que, conforme vimos, é aquela coisa material ou imaterial que é colocado para substituir o verdadeiro Deus. Em Dt 13, temos a confirmação de que a função do ídolo é ser Deus; são os chamados falsos deuses. Mesmo com o mandamento acima, podemos perceber que os israelitas eram inclinados à idolatria, tendo-se em vista que eram escravos no Egito onde, mesmo mantendo a fé, assimilaram muitos costumes religiosos desse país, como prova a passagem do bezerro de ouro, onde este é confeccionado em virtude de uma simples demora da parte de Moisés.

Isto justifica a existência de um mandamento contra a idolatria: Israel estava cercada de nações pagãs, politeístas e idólatras; cultuava-se o sol, os astros, os crocodilos, os reis, os gatos, etc. O verdadeiro povo de Deus devia se afastar de tudo isso pois era monoteísta!

Tentemos, agora, compreender porque a mesma Bíblia que proíbe, também permite a confecão de imagens. Para isso, vamos recorrer a Nm 21,4-9, onde o próprio Deus ordena a Moisés a fabricar uma serpente de bronze para curar todos aqueles que para ela olhassem e tivessem sido picados por cobras no deserto. Neste caso a imagem não serviu para afastar o povo de Deus, mas para aproximá-lo, para demonstrar o Seu poder, sem contudo fazer esquecer o real motivo das picadas: o descontentamento de Deus com a teimosia de seu povo (v.5).

Alguém poderia objetar: “Mas 2Rs 18,4 mostra que essa serpente foi depois destruída por Ezequias e que esse gesto agradou a Deus (v.3)!”. Contudo, tal argumentação é descabida porque em Ex 21,8 vemos que a serpente também foi confeccionada por ordem direta do Senhor a Moisés… Na verdade, o gesto de Ezequias pode ser compreendido pelo contexto do mesmo versículo 4 de 2Rs 18: a serpente de bronze deixara de cumprir a função de aproximar o povo de Deus e passara a ser vista como uma deusa: adquirira o nome de Noestã e incenso (símbolo de culto à divindade) era-lhe dedicado. Em outras palavras, a imagem da serpente (símbolo da compaixão de Deus Salvador para com seu povo) virara ídolo, substituindo o verdadeiro Deus Javé pela nova deusa “salvadora” Noestã: um crime flagrante contra o Mandamento que condena a idolatria. É desnecessário mencionar que esse desvirtuamento da função da serpente de bronze foi culpa única e exclusiva do povo que passou a idolatrá-la. Isso, porém, de forma alguma legitima ou justifica a destruição ou retirada das imagens sagradas!

Logo, o que a Bíblia condena é a idolatria, a substituição de Deus por uma criatura, isto é, o uso negativo da imagem que fazem as pessoas a terem uma idéia errônea sobre Deus. Se o uso for positivo, aproximando as pessoas do verdadeiro Deus, então seu uso é justificado e permitido. A imagem simplesmente ajuda a criar um clima favorável à oração e é um meio eficaz de evangelizar principalmente os pobres e iletrados.

———-

 

 

NABETO, Carlos Martins. Apostolado Veritatis Splendor: A BÍBLIA CONDENA O USO DE IMAGENS? DEUS PERMITE A FABRICAÇÃO DE IMAGENS?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4478. Desde 02/08/1999.

About these ads

Sobre Paulo Neto

Paulo Neto é um jovem estudante de Ciências Contábeis e profissional com 2 anos e meio de experiência no ramo de auditoria e consultoria trabalhista e previdenciária em uma das maiores empresas no seguimento de auditoria do mundo. Também é idealizador e administrador das páginas no facebook e blogs "Estudantes de Contábeis" e "DP Simplificado".
Esse post foi publicado em Imagens, Perguntas e respostas. Bookmark o link permanente.

13 respostas para A Bíblia condena imagens?

  1. Bruno disse:

    A bíblia sagrada é total e completamente desfavorável a imagens de escultura. Primeiro, diz Jesus: Deus é espírito e importa que Seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Segundo, Jesus disse a satanás: Somente ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto. Depois, contradigo plenamente a sua colocação meu irmão, ainda mais a parte em que você que a Igreja Católica ficou responsável responsável pela guarda do depósito da fé e q se quisesse poderia adulterar a Bíblia. Você está equivocado, pois Deus, o Todo Poderoso não precisa de ninguém pra protejer a sua palavra. Leia o último capítulo de Apocalipse e vc irá descobrir algumas coisas que ainda não sabe. Nada contra meu irmão, nada mesmo. Me interessa é ver o reino de Deus crescer e do jeito que a bíblia diz. Pois a bíblia é a vontade de Deus. que o Espírito Santo te guie na verdade de Deus em nome de Jesus Cristo… A paz do SEnhor. Desculpe-me se fui grosso, não intentei.

    • gilmar disse:

      ola eu tenho uma duvida muitos catolicos acreditão que maria mae de jesus e santa e esta sentada do lado de deus eu queria saber mais sobre esse assunto muito obrigado e fique com deus …

    • Líniker disse:

      1Timótio 3, 15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a IGREJA do Deus vivo, A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE…
      A igreja Católica tem 2 mil anos; e logo temos: Mt 16, 18 Pois também eu te digo, que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
      E temos também em Romanos 16, 17-18 E rogo-vos, irmãos. que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso senhor Jesus Cristo, mas ao seu próprio ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

      Boa noite!

  2. Thiago disse:

    Lícito é o comentário de bruno.

    Para gilmar. A mãe do nosso SENHOR e Salvador Jesus Cristo é todos aqueles que ouvem a palevra de Deus e a observam. Leia LUCAS 8:19-21.

    Ora! Para o autor deste blog, é um cego! Que o SENHOR tire a venda de vossos olhos para que vejas as maravilhas de Vossa Lei.

    Graça e paz a todos. Amém!

  3. Dayanne disse:

    OLÁ… ESTOU MONTANDO UM SITE PARA O JOVEM CATOLICO E ESTOU TENDO MUITAS IDEIAS AKI NO JOVEM DE FÉ… ESPERO QUE NAO SE IMPORTEM…
    INDIQUEI ESTE PROJETO NO MEU SITE E NO BLOG DO MEU GRUPO DE ORAÇÃO… ASSIM QUE O SITE FICAR PRONTO EU VOLTO AKI PARA TODOS PODEREM CONHECER… A PAZ A TODOS NÓS!!!

  4. Eu sou católica e amo a minha igreja, sei q Nossa Senhora é a nossa intercessora sim,pois nos é dado um dogma de fé.Jesus Cristo veio ao mundo por AMOR e as nossas milhares de religião ás vezes esquece de viver esse imenso AMOR.Peçamos ao Divino Espírito Santo que nos ilumine e que juntos ou não PROTESTANTES e CATÓLICOS possam fazer com que a humanidade cresça melhor e entendam o que é o AMOR DE CRISTO.Eu luto por minha igreja ser melhor e acredito nela, pois ela vem de PEDRO e tem + de 2.000 anos e o que pregamos nas Santas Missas é UNIVERSAL e as outras que cada pastor quer fazer do jeito dele.Me considero crente por crer em JESUS CRISTO e no EVANGELHO que é a boa nova. fiquem na paz do Senhor.

  5. dalmo lucio disse:

    Se você entender o contexto, Deus fez uma alalogia para o povo entender , da mesma forma que as pessoas eram curadas do veneno da cobra quando olhavam para ela, todos os que creem na morte do filho de Deus podem ser salvos das doenças provocadas pelo pecado , não era a cobra de bronze que as curava mais a fé demostrada pela obediência as instruções de Deus , Devemos orar para cristo e não para imagens como ocorre , imagens não menos pedaços de pal ou gesso , somente Deus é o unico digno de toda a honra e todo o louvor.

    • ppsneto disse:

      Da mesma forma não são as imagens que curam ou que intercedem nos milagres, mas a fé e, Deus do exemplo que eles deram. Nunca dissemos o contrário do que você fala, de que Deus é o Soberano e que é o Único responsável pelo que temos, acreditamos apenas, que os Santos e Nossa Senhora intercedem por nós a Deus. Acho que algumas concepções que vocês possuem sobre os católicos são um tanto equivocadas pelo fato de que a ignorância sobre a nossa fé, sobre o que realmente um católico acredita ou deve acreditar, é muito grande. A paz!

      • dalmo lucio disse:

        Minha intenção não é a polêmica nen defender denominação x ou y ,nen tampouco me achar o dono da verdade, Mas João 14:6-7 e em muitas outras partes da biblia nos fala que somente Jesus é o caminho a verdade e a vida (” Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto”) e muitas outras partes da biblia condenam imagens no sentido “ídolo” conforme dito anteriormente o proprio Deus mandou que fosse feita uma imagem Nm 21:4-9 mas aquela imagem não “ídolo” ou seja (as pessoas não se prostavam diante dela nem a adoraram) , vemos tambem muitas consequencias ao povo de israel por causa dos ídolos,

  6. Victor disse:

    Me explica uma coisa: Só há um mediador entre os céus e a terra: Jesus Cristo; então como pode esses inúmeros ”santos” que a igreja católica nomeia intercederem por nós? A palavra está mentindo? Jamais,pois a palavra,o verbo é o próprio Deus,Jesus!!! Se a palavra diz que os vivos sabem que estão vivos,mas os mortos nada sabem,então como pode alguém que viveu há muito tempo atrás interceder por mim? Não tem pra onde correr: Jesus é o caminho,a verdade e a vida:ninguém vai ao pai a não ser por mim; se tivesse outro mediador ou outro intercessor concerteza estaria escrito que se pode chegar a Deus ou pedir a Deus por Jesus mas também por Maria,João,Antônio,José; mas as escrituras não mencionam assim! Deixem seus conceitos de lado, e sigam o que verdadeiramente está escrito,pois Jesus te ama e quer que voce o aceite como seu único,suficiente,exclusivo e eterno Salvador! Que a paz do Senhor esteja sempre convosco!

    • Líniker disse:

      Somos um corpo mistico, onde cristo é a cabeça e a igreja (1Timótio 3, 15 “IGREJA do Deus vivo, A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE”) onde não nos separamos e podemos interceder uns pelos ouros. Jesus é o único caminho! Já que muitos procuram soluções em feitiços, macumba, sei lá o que… Os instrumentos de Deus(Santos, anjos, entre ouros.) Nos ajudam a chegar até ele. Hebreus 6, 12 Para que não façais negligentes, mas sejais IMITADORES dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Entre muito mais coisas…

    • Líniker disse:

      Somos um corpo mistico, onde cristo é a cabeça e a igreja é o corpo (1Timótio 3, 15 “IGREJA do Deus vivo, A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE”) onde não nos separamos e podemos interceder uns pelos ouros. Jesus é o único caminho! Já que muitos procuram soluções em feitiços, macumba, sei lá o que… Os instrumentos de Deus(Santos, anjos, entre ouros.) Nos ajudam a chegar até ele. Hebreus 6, 12 Para que não façais negligentes, mas sejais IMITADORES dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Entre muito mais coisas… ((corrigindo que a igreja é o corpo))

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s